Este blog tem como objetivo divulgar o Projeto Professor Diretor de Turma executado através de atividades que foram realizadas pelos alunos do 2º ano G - Noite e que serão realizadas em 2012 pelo 3º ano G.

Mas o que é o Projeto Professor Diretor de Turma?

"O Projeto Professor Diretor de Turma visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Uma escola que tem como premissa a desmassificação do ensino. Uma escola com plenos objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão.

O Projeto desenvolve-se numa atmosfera educativa favorável, tendo por princípios básicos os quatro pilares da educação de Jacques Delors: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser."

quarta-feira, 30 de março de 2011

Feliz Aniversário, Marly!!!


Diretora Marly, obrigado pelo esforço na busca de melhorias para nossa escola e, principalmente, pela forma carinhosa com que você trata a gente.
Muita paz, saúde e muito sucesso!!!!!!!

Romário (Líder de Sala)
-----------------------------------------------------------------------

Marly, obrigado por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazer com que eu me sinta uma pessoa de valor, por me ajudar a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazer cada vez melhor. Obrigado por me convencer de que eu sou melhor do que suspeitava.
Marly, quem está perto de você deverá se sentir um felizardo só pelo simples fato de te conhecer. Neste dia especial quero lhe desejar parabéns!!

Josenir (Vice-Líder)

EM TEMPO: REUNIÃO DE PAIS

                                             Visão geral da reunião de pais

                                                           Coordenadora Alice, à esquerda, e aluna Michelli, à direita

No dia 14/03/2011, no espaço do Refeitório da EEFM Professor Luis Felipe, às 18:30hs foi realizada a primeira reunião de pais do período letivo de 2011, com o objetivo de informar aos mesmos sobre o Projeto Diretor de Turma, apresentando a filosofia do projeto, bem como a função do Diretor de Turma e a relação com os pais e alunos.
Na ocasião foram esclarecidos sobre a necessidade de ser escolhido entre os pais presentes, um representante de cada turma, sendo estes indispensáveis nas reuniões intercalares, que serão realizadas nos dias 31/03 e 01/04/2011. Na ocasião foram apresentados os professores Diretores de Turma para que os pais conhecessem e fosse informados dos dias em que estariam disponíveis para atendimento aos alunos e pais.
Foi bem participativa, inclusive com depoimento de pais que já conheciam a dinâmica do projeto e se disponibilizaram a contribuir novamente.
A reunião foi conduzida pela professora Marly, diretora da escola e a professora Alice, coordenadora escolar, tambem coordenadora do projeto na escola. No ensejo, foi feito também a escolha dos representantes de pais para a formação do novo Conselho Escolar.
Certamente, este momento marca o início de uma nova etapa na vida da comunidade escolar que desperta para a importância de uma gestão participativa.

Francisca Alice de Ávila Dias
Coordenadora Pedagógica

quinta-feira, 24 de março de 2011

Conhecendo a nossa diretora



  Nome Completo.
   Maria Marly de Lima

  Formação acadêmica
   Educação Física

 Tempo de atuação na educação
   13 anos     

  Você faz parte do quadro efetivo do Estado?
   Sim

  Há quanto tempo?
   Desde 1998

  Você está à frente do núcleo gestor desta escola há quanto tempo?
  Este é o sétimo ano

  Considera sua gestão democrática?
  Considero, porque as decisões mais importantes para a escola, ações de longo prazo, como regimento escolar, geralmente procuro saber as opiniões dos alunos, professores e do grupo que trabalha mais diretamente comigo (Núcleo Gestor). Posso mostrar como exemplo a escola da farda. O fardamento foi escolhido pelos alunos em sala de aula. E na próxima vez a gente vai fazer também da mesma forma,buscamos as empresas  e estas confeccionam um modelo de fardamento para que os alunos escolham.

 O que é mais difícil: mediar conflito entre professores ou entre alunos?
  Entre os professores (risos) por que eu acho que os alunos, ele e mais... Já e natural do aluno a questão de, eu não vou dizer de  obedecer, porque é uma palavra muito forte, já com os professores precisa ser mais negociado, mais detalhada a negociação.

  Defina com poucas palavras o que é ser diretora.
  Ser diretora é você enxergar as necessidades da escola, ter uma visão de futuro e batalhar em busca das melhorias.

  Qual o maior desafio como diretora?
  Sem duvida nenhuma a reforma do prédio da escola

  Na batalha para conseguir melhores oportunidades para os alunos e , às vezes, não consegue. Qual foi seu maior aperreio?
  No início do ano, quando a gente estava pronto para receber os alunos e que não deu certo. Diante disso fiquei muito triste, muito abatida. Mas, hoje, eu tenho certeza que foi melhor para nós, porque iremos para um local melhor do que íamos.

  E a senhora diz que local e esse, ou ainda é segredo?
 Não, será prédio onde funcionou a escola SESI, próximo a igreja São Francisco.

 Além do dia da mulher, que outra data especial é marcante em março para você?
 (Risos) Ah, eu acho que ...O dia de São José,  porque chove muito e eu adoro chuva.

 Entre isto, o seu aniversário é especial ( 26 de março)?
Ah, ( risos) Sempre é especial, saber que está viva, que continua lutando, batalhando pela vida e perto de quem a gente ama

 Que palavra serve de slogan para sua vida?
 Luta !

 Então diretora, uma boa noite, muito obrigado pela entrevista e pelas melhorias que a senhora tem trazido pra gente.
“ O Projeto Diretor de Turma despertará nos alunos o gosto pela escola, o gosto em estar aqui...Tirar, um pouco, as angustias do dia a dia, resgatando a esperança”.    (Marly de Lima)

*Aperrear
Perturbar. "Pára de me aperrear, menino!"
              Fonte: http://www.ceara.com/dicionario.htm          

Entrevista
Por Romario Nicácio (Líder de Sala)

Diretora Marly a esquerda, no centro o aluno Diego e à direita o líder Romario

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia Especial!!!

Sou Sarah, aluna do 2º ano G da Escola Luis Felipe, estou aqui para registrar um dia muito especial. O meu aniversário!!! Dia 12 de março.
Sou super conhecida no meu colégio, mas para você que ainda não me conhece, taqui eu!

Uma gata esperta e brincalhona que pretende ser veterinária, curte muito os amigos e uma certa pessoa (abafa o caso).
Ah! Não posso esquecer que adoro o forró dos aviões e que lasanha é a minha comida preferida.

Beijos!


Sarah Mendes.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


O 2º ano G parabeniza a aluna Sara pelo seu aniversário.

Gerência de Comunicação

terça-feira, 15 de março de 2011

A HORA DO PLANETA 2011



Sábado, dia 26 de março, das 20h:30m às 21h:30m, expresse sua preocupação como o aquecimento global através do ato simbólico de apagar as luzes de sua casa por uma hora.

Vamos tentar?

Prof. Manoel!

sexta-feira, 11 de março de 2011

1ª Reunião


No dia 25 de fevereiro, após o horário das aulas, em clima de muita descontração e com a devida autorização dos pais ou responsáveis ocorreu a 1ª reunião para os esclarecimentos das funções e responsabilidades de cada membro que compõe o projeto.
Regados a muita coca-cola (merchandising totalmente gratuito), apesar disto as informações foram recebidas com seriedade e aceitação.
Ao finalizar a reunião, ficou decidido um novo encontro a cada mês. Fomos, então, contar os “trocados” para ver se dava para comer algo. Não é que deu!!
AH!  O líder Romário não pode estar presente a 1ª reunião porque tinha que ajudar a trocar fraldas da sua filhota recém-nascida.

Equipe de Sala

E aí Jovens, vamos ou não acreditar nessa Equipe? 
O Prof. Manoel acredita!

NOVAS DECISÕES


Após a eleição do líder e vice-líder de sala, o professor Manoel, Diretor de Turma, falou sobre a necessidade da participação de mais alunos na execução do projeto. Depois das argumentações, a turma decidiu sobre a criação dos seguintes cargos:

Cargo
Função

Gerente de Comunicação
Acompanhar e registrar os eventos da turma, divulgando os que mais se destacou, de forma que a comunidade educativa fique informada.

Gerente Adjunto de Comunicação

Assistente para Assuntos Diversos
Acompanhar de forma mais próxima os alunos e seus conflitos com o objetivo de manter o diretor de turma informado sobre os assuntos que assolam a turma.

Assistente Adjunto para Assuntos Diversos

CONHEÇAM NOSSO LÍDER E VICE-LÍDER!

ELEIÇÃO DO LÍDER DE SALA

  
Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Educação 
E.E.F.M. Professor Luís Felipe

ATA DA ELEIÇÃO DOS LÍDERES E VICE-LÍDERES DA TURMA

Aos Vinte e um dias do mês de Fevereiro de 2011, às oito horas, na presença do Diretor de Turma, Manoel Ferreira Araújo de Almeida, e dos alunos da turma  G, do 2º ano, procedeu-se à eleição dos respectivos líderes e vice-líderes abaixo nominados.
Previamente, o Diretor de Turma referiu a importância dos cargos em questão, chamando a atenção dos alunos  para  a  seriedade  do  ato  que  iriam  realizar. Em seguida, passou-se à votação, tendo-se apurado os seguintes resultados:
Número de votos válidos:
22
Número de votos em branco: 
0
Número de votos nulos:
0
Número de votantes:
0
Com Quinze votos, foi eleito(a) líder de turma o(a) aluno(a) Romário Nicácio Batista, nº 21. O(A) segundo(a) aluno(a) mais votado(a), com Sete votos, foi Jozeni Evandro do Nascimento Silva, nº 13, que assumirá o cargo de vice-líder de turma.

Nada mais havendo a tratar, foi elaborada apresente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada.

Manoel Ferreira Araújo de Almeida
DIRETOR DE TURMA

Francisca Sâmia Plácido de Lima
SECRETÁRIO(A)

Romário Nicácio Batista
LÍDER

Jozeni Evandro do Nascimento Silva
VICE-LÍDER

CONHECENDO O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA

Gênese do Projeto
O Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE-Seção do Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto em três escolas.
No início de 2008, através da ANPAE-Seção Ceará (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), o projeto foi apresentado à secretaria da educação do Estado. Convencida da importância deste, a SEDUC inicia sua implantação no 2º semestre de 2008, através de uma experiência piloto, nas 25 escolas estaduais de educação profissional que possuem uma jornada escolar de tempo integral. Em 2009, continua somente nas escolas profissionais que se ampliam neste ano para 51 unidades.
Considerando o acúmulo de conhecimento e a vivência oportunizada pela experiência piloto, em janeiro de 2010, a SEDUC promove a expansão do projeto. Nesta perspectiva, por processo de adesão, é garantida a oportunidade de implantação em todas as escolas de ensino regular da rede estadual, nas turmas de 1º ano do ensino médio e no 9º ano do ensino fundamental nas escolas que não possuem ensino médio.
No 1º semestre de 2010,nas 527 escolas de ensino regular do estado, 444 aderiram ao projeto. Somando-se estas às 59 escolas estaduais de educação profissional de 2010, tem-se um total de 503 escolas que já contam com o Projeto Professor de Turma.
Ressalte-se que, para a implantação do projeto na rede estadual de ensino, tem sido de grande importância a colaboração da ANPAE-Seção Ceará e , através desta, da profª Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite, uma portuguesa com larga experiência e conhecimento do projeto.
Objetivos do Projeto
  • ·          Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
  • ·         Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.
  • ·         Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
  • ·         Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
  • ·         Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
 Funções do Professor Diretor de Turmas
  • O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua carga horária semanal tendo como principais funções:
  • ·         Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
  • ·         Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis, professores e núcleo gestor da escola;
  • ·         Promover um ambiente facilitar do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos;
  • ·         Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
  • ·         Lecionar a formação Cidadã;
  • ·         Acompanhar o Estudo Orientado;
  • ·         Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.

Dossiê de Turma (instrumentais)
  • ·         Relação de alunos e Registro Fotográfico da Turma
  • ·         Ficha Biográfica
  • ·         Caracterização da turma
  • ·         Informações para Acompanhamento da turma
  • ·         Ata da Eleição de Líder e Vice-líder da Turma
  • ·         Ata da Eleição de Representante dos Pais ou Responsáveis
  • ·         Ata das Reuniões de Conselho de Turma: Intercalares e Bimestrais
  • ·         Coleta de Dados dos Professores de cada disciplina
  • ·         Frequência escolar
  • ·         Calendário Escolar
  • ·         Legislação vigente

Fonte: Folder da SEDUC